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Design Responsivo

O que é design responsivo?

Design Responsivo é uma técnica de estruturação HTML, CSS e JS, em que o site se adapta ao browser (navegador) do usuário.

Na prática:

Como desenvolver?

Para o desenvolvimento do layout responsivo, é necessário seguir as regras do grid e ter em mente que o mesmo layout será usado para versão Mobile e Desktop.

O Grid

Utilizamos como padrão o framework Foundation com 1000px de largura dividido em 12 colunas com espaçamento:

DOWNLOAD GRID EM PSD

O grid serve apenas para guiar a construção das colunas, ele não precisa ser simétrico como no desenho acima, com todas as partes igual.

Confira na página do prórpio Foundation outros exemplos de preenchimento. clique Aqui

Seguindo o grid separamos as informações por colunas permitindo assim que cada coluna seja tratada separadamente em cada resolução.

Exemplos:

Abaixo como um layout construido com o grid se comporta em um desktop e na versão mobile.

Desktop:

Mobile:

Foundation

Zurb Foundation é um framework Front End para o desenvolvimento responsivo de forma rápida priorizando o valor semântico dos elementos, mantendo uma estrutura HTML limpa e de carregamento rápido. Utiliza o conceito mobile first para criação de design responsivo. Você pode fazer o download apenas de partes do framework que lhe interessa. Você irá encontrar estilos prontos para seus formulários, tabelas, botões, listas e até links. Mas não pense que é só isso, o Foundation é completo e irá ajuda-lo na tarefa de codificar qualquer tipo de projeto online. Para maiores informações acesse o site: foundation.zurb.com

FAQ

  • Como o site responsivo funciona?
    Primeiro, é preciso ter em mente que o site responsivo não é a mesma coisa que uma versão mobile desenvolvida exclusivamente para atender usuários que chegam por meio de determinados dispositivos móveis. Um site responsivo conta com uma única versão, que se adapta automaticamente às diferentes telas de smartphones, tablets, computadores e outros meios. Como isso é possível? Parece magia, mas é tecnologia. Trata-se de um misto de programação e design, arquitetado para que o endereço reconheça as dimensões do dispositivo pelo qual ele está sendo exibido e se adapte automaticamente a ele.
  • Quais são as vantagens de adotar esse modelo?
    A vantagem mais óbvia é que qualquer cliente, de qualquer dispositivo, vai poder entrar e comprar na sua loja sem que isso afete a experiência de navegação dele. A outra, e não menos importante, é que se seu site não for responsivo isso traz consequências nas buscas realizadas por plataformas mobile no Google, que vai priorizar outros sites (inclusive seus concorrentes) que possuírem páginas web adaptadas às mais variadas dimensões de tela. Mas há outros benefícios. O design responsivo ajuda no processo de otimização do seu site nos buscadores porque direciona para um único endereço de website da sua loja, o que “não confunde” os robôs dos sites de busca. Outro ponto importante é que quando os sites contam com uma versão para cada dispositivo de acesso, o design segue a mesma linha, mas tem alguns pontos que são redesenhados de acordo com cada versão. No caso do site responsivo isso não acontece. A experiência é bastante parecida, independentemente da plataforma. Com isso, os visitantes recorrentes se sentirão mais à vontade, pois vão saber, de forma intuitiva, como realizar tarefas já executadas no canal tradicional.
  • Design responsivo prejudica ou ajuda na performance do site?
    Varia. Tudo depende do tipo de site, e do conteúdo que há nele. De qualquer forma, a grande vantagem do site é a de se adaptar a qualquer tipo de tela.
  • Qual a relação de Mobile First com design responsivo?
    O conceito de Mobile First faz o caminho inverso do que normalmente é feito pelos web designers. Nele, o site mobile é pensado em primeiro lugar, e a partir dele é que são feitas as demais adaptações. Dessa forma, o site inicialmente planejado para a navegação mobile, com design responsivo, se adaptará ainda melhor às demais telas.
  • Eu devo fazer um aplicativo ou um site responsivo?
    Um aplicativo depende de aprovação nas lojas como App Store ou Play Store, e para que tenha alguma função efetiva, deve interagir com as funcionalidades do telefone ou tablet . Em vários casos, o site responsivo é muito mais adequado, pois além de não precisar passar por todo o processo de aprovação na Apple ou no Google, oferecem ao usuário uma experiência de navegação muito mais completa.
  • Design responsivo contribui para o SEO?
    Cada vez mais usuários tem permanecido mais tempo navegando no smartphone do que no desktop. Com a navegação móvel melhorada por meio do uso de design responsivo, o tráfego do site consequentemente também melhora, o que reflete nos resultados de SEO.
  • Um site responsivo custa mais caro?
    Depende da empresa que você contratar. No geral esta tecnologia está presente na maioria das empresas de desenvolvimento e não é cobrado valores a mais para o seu uso na criação dos websites.
  • Eu preciso atualizar meu site para responsivo?
    Sem dúvidas. O Google está lançando uma campanha chamada #MobileMadness onde a partir de 21 de abril a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornará um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e também para ficar adequado aos buscadores e aumentar a relevância.
  • E-commerce precisa de design responsivo?
    Partindo do princípio que o seu cliente pode estar não apenas no computador, mas em um celular ou tablet, e que, todos esses possuem diferentes telas e resoluções, a ideia central é que a sua loja abra de maneira igual e visível para todos. Pense em uma loja física: é mais fácil você encontrar um produto que está bem exposto em uma vitrine ou um que está no final de uma pilha de coisas variadas? Com certeza o que está exposto corretamente. Na internet isso não é diferente: quem quer encontrar ou comprar um produto quer fazer isso facilmente. Imagine então o quanto é frustrante entrar em uma loja para buscar um produto e ter que ficar aumentando ou diminuindo a tela para poder ver mais ou menos do que se trata? E onde está o botão para comprar? E as informações sobre o produto? Uma das regras principais da internet diz que se a navegação em um site for muito difícil, com certeza haverá um concorrente que faz isso melhor. E aí você perde para quem é mais funcional. Você não navega na rede para encontrar dificuldades, mas sim para facilitar a vida. Podemos até dizer que é a “lei do mínimo esforço”.Se alguém não oferece aquilo que você precisa e de maneira simples, então tem alguém que o faça.

Ainda tem dúvida?

15 3031 5056

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